Autoria coletiva, ou melhor, malandragem.

A MAIOR dificuldade - digo MAIOR, com letras maiúscula e em negrito, para enfatizar o tamanho -  que venho enfrentando desde que entrei na faculdade é lidar com a questão da autoria coletiva, na verdade, falando ao pé da letra, minha maior dificuldade é levar os outros nas costas e aceitar isto; o que não seria uma atividade coletiva, certo? Mas que acontece muito quando a proposta é um trabalho coletivo e só você faz tudo (haha, é até engraçado falar isto). Bem, já conversei com diversas pessoas sobre o assunto, porém não consigo mudar meu comportamento perante esse tipo de comportamento. 
Em geral, o que escuto é: se você escolheu a carreira acadêmica, terá que se adaptar a este tipo de coisa! Então, - p###a - não faz sentido, se a idéia é construir conhecimento colaborativamente, compartilhar experiências, porque eu  tenho que fazer tudo e colocar o nome de alguém que não contribuiu nem com um ponto? Acho que prefiro fazer tudo sozinha a me sentir explorada. 
De certa forma, nunca somos únicos na autoria, devido à influência de leituras, da experiência de vida e até mesmo, dos sentidos. Porém, estes elementos são como parceiros da autoria, já aqueles que querem apenas assinar o nome, estão mais para sanguessugas da autoria.
Esta questão é algo já deu e sei que vai me dar ainda muita dor de cabeça, até lá eu vou adquirindo táticas e estratégias para identificar parceiros ou sanguessugas intelectuais.



No Response to "Autoria coletiva, ou melhor, malandragem."